terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Entendendo e nutrindo o brincar





                                     “Nós não paramos de brincar porque envelhecemos.
                                       Nós envelhecemos porque paramos de brincar.”                                                                                                           
                                                                          George Bernard Shaw


O brincar é o tipo de atividade que achamos que conhecemos, até que nos fazem as perguntas óbvias e temos que explicar e definir o que é a brincadeira. Mais dificil ainda é entender o que exatamente acontece na cabeça das crianças durante este processo lingüistico, cognitivo, social e afetivo que infelizmente tem perdido seu espaço na agenda das crianças modernas. Este tema nos fascina aqui na Juan Uribe, já que vivemos o brincar nas nossas aulas de inglês para crianças. 

O brincar é essencial para nutrir muitas das necessidades básicas do desenvolvimento infantil: aprender, socializar, sentir-se desafiado, criar, acalmar-se e focar, competir e cooperar, disfrutar de si mesmo e de outros, e finalmente se divertir. Quando estão brincando as crianças usam as mãos, a mente e o coração.

O brincar permite a criança conhecer-se melhor, aos outros e também ao seu ambiente. O brincar no presente está relacionado a experiências passadas e futuras, uma vez que as crianças constroem e exploram ativamente e criativamente modelos de mundo, especialmente quando repetem situaçoes muitas vezes para investigar e testar as próprias idéias sob diversas perspectivas.

O brincar acontece somente quando as crianças não se sentem ansiosas ou ameaçadas, e depois que elas estão familiarizadas e tenham explorado o objeto com o qual estão brincando. Durante a brincadeira as crianças não focam nos objetos em si, mas no que podem fazer com eles. As crianças não podem ser forçadas a brincar e também não precisam ser ensinadas a faze-lo.

O brincar também nutre o desenvolvimento das habilidades lingüísticas da crianças, uma vez que elas experimentam palavras, frases, e estruturas enquanto brincam para expressar seus pensamentos e idéias, para resolver problemas e para comunicar seus desejos. Uma vez que elas brincam de forma mais complexa, sua linguagem também é mais sofisticada. Por último, o brincar fornece aos adultos a possibilidade de compartir o mundo das crianças com as regras e o tempo das crianças.

Aqui tenho algumas dicas que escrevi e outras que eu adaptei da Action Alliance for Children (www. 4children.org) para nutrir o brincar com seus alunos e crianças:

Deixe a criançar aprofundar sua brincadeira em deixar materiais por periodos mais frequentes e mais longos. Desligue a televisão, pois esta distrai a criança e faz com que os ciclos de exploração sejam curtos e frequentemente interrompidos.

Forneça brinquedos que crianças possam usar de várias formas como blocos, papel e giz de cera, bonecos e animais de pelúcia, bolas, massinha. Quanto mais simples o brinquedo, mais complexa é a brincadeira. Modele a brincadeira e deixe que eles brinquem como quiserem.

Incentive as crianças a brincar com objetos simples como caixas, potes e panelas e também com folhas, gravetos e pedras. O brincar está no criar, no compartir idéias, e usar a imaginação. Brincar não tem a ver nos truques que um brinquedo faz sozinho.

Crie um ambiente onde as crianças se sintam seguras para tentar novas coisas e onde elas sintam que tem o apoio de adultos. Deixe que elas se movimentem e que façam barulho. Limitar a criança a espaços pequenos e pedir que brinquem em silêncio tolhem a liberdade e dificultam o desenvolvimento infantil.

Ao ver uma criança brincando um adulto pode  participar da brincadeira dando novas palavras, nomeando objetos, ou narrando o que eles estão fazendo. Um pai ou educador pode também alongar a brincadeira  (no caso de uma criança fingindo que uma cadeira é um carro)  perguntando “onde você está indo?” ou  “o que você está vendo pelo caminho?

Observe as atividades das crianças e note como pensam. Vendo que uma criança alinha dinosauros pelo tamanho mostra o seu entendimento de tamanhos e de colocar coisas em ordem. A criança pode também estar reproduzindo uma entrada da escola na qual ela vivenciou estar em uma fila.

Tire fotos e guarde alguns de seus brinquedos para criar memórias dessa época tão especial e presentear seus filhos quando eles forem adultos. Eu aprecio as fotos que foram tiradas com meus brinquedos e gostaria muito de ter alguns destes para compartir com meus filhos.

Um grande abraço-sapo,

Juan


Confira também: Observando o faz de conta das crianças.


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